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Projetos em curso no Agrupamento de Escolas de Fafe

Projeto 2025-1-PT01-KA122-SCH-000338089 - “Somos Europa!”

ÂMBITO

Este projeto desenvolve-se no Agrupamento, concretizando o desejo de internacionalização e de possibilitar uma experiência de formação europeia aos alunos e docentes, contribuindo, também, para responder às necessidades de:

  • Criatividade e inovação na prática letiva;
  • Participação, no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o saber-ser e o saber-fazer;
  • Sensibilização para a necessidade de solidariedade, cooperação, equidade e inclusão;
  • Educação para a qualidade, sustentabilidade, criatividade e resolução de problemas.

OBJETIVOS

  1. Aumentar o número de docentes com nível B1, pelo menos, de proficiência em língua inglesa.
  2. Melhorar os conhecimentos dos participantes, relativamente à cidadania e valores europeus.
  3. Melhorar a prática docente no sentido de atender à diversidade de alunos.
  4. Melhorar as competências digitais dos aprendentes.

RESULTADOS ESPERADOS

Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos melhorar os conhecimentos e as capacidades dos participantes e, através das ações de disseminação, de outros membros da comunidade para as questões da cidadania europeia, dos princípios e dos seus valores, centrar o processo de ensino e aprendizagem no aluno, melhorando as competências comunicacionais e digitais. Para isso serão realizadas exposições, newsletters, produzidos sites e publicações em plataformas internacionais, como a eTwinning.

DESTINATÁRIOS

  • Acompanhamento no posto de trabalho (Job Shadowing) – Docentes proficientes em língua inglesa, que desempenhem cargos de coordenação pedagógica, no Agrupamento;
  • Frequência de Cursos de Formação – Docentes da Educação Escolar do Agrupamento;
  • Mobilidade de Grupo de Alunos – Alunos dos Cursos Científico-Humanísticos do Agrupamento, possuidores de capacidades comunicativas e de relacionamento interpessoal.

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

  • Seleção de docentes para Job Shadowing:

a) Ter preenchido a ficha de candidatura, disponibilizada através de um Google Forms, dentro do prazo estipulado contendo uma descrição da sua motivação para a participação no projeto;

b) Ter capacidade para trabalhar em grupo e de assumir as funções necessárias ao desenvolvimento do projeto;

c) Comprometer-se em elaborar um plano de substituição, assegurando o seu serviço letivo na escola, devido à sua participação em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto.

d) Ter disponibilidade para participar em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto, mesmo nos períodos de interrupção;

e) Comprometer-se em disseminar a formação;

  • Seleção de docentes para frequência de cursos de formação

a) Ter preenchido a ficha de candidatura, disponibilizada através de um Google Forms, dentro do prazo estipulado contendo uma descrição da sua motivação para a participação no projeto;

b) Comprometer-se em elaborar um plano de substituição, assegurando o seu serviço letivo na escola, devido à sua participação em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto.

c) Desempenhar cargos ou fazer parte de equipas de trabalho;

d) Ter disponibilidade para participar em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto, mesmo nos períodos de interrupção;

e) Ter disponibilidade para participar em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto;

f) Comprometer-se em disseminar a formação;

  • Seleção de alunos para mobilidade de grupo de alunos

a) Ter preenchido a ficha de candidatura, disponibilizada através de um Google Forms, dentro do prazo estipulado contendo uma descrição da sua motivação para a participação no projeto – 45%;

b) Média das classificações obtidas no final do ano letivo anterior – 15%;

c) Não ter sido alvo da aplicação de medidas disciplinares sancionatórias – 10%;

d) Usufruir do escalão A ou B da Ação Social Escolar – 10%;

e) Apresentar o compromisso (obrigatório) para participar em eventos/atividades locais ou internacionais, relativos ao projeto e para receber, em casa, um aluno estrangeiro, ou ser recebido por ele, durante um período de até uma semana – 20%.

Acompanhe o desenvolvimento do projeto em:

https://sites.google.com/ae-fafe.pt/projetosomoseuropa-ka122-sch

 

Projeto “A escola como ponte para um futuro sustentável” - N.º 2023-1-PT01-KA122-SCH-000133974

Objetivos:

  • Promover as competências de trabalho colaborativo entre os alunos, incentivando o estudo de temas comuns, trocando ideias, comparando as práticas de sustentabilidade das organizações parceiras.
  • Aumentar a colaboração entre alunos e docentes na busca de novos métodos de ensino e de aprendizagem, baseada na metodologia de projeto e em dinãmicas colaborativas.
  • Aumentar em 10% o número de projetos elaborados e desenvolvidos colaborativamente no Agrupamento de Escolas de Fafe, durante a vigência deste projeto.
  • Aumentar a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem.
  • Aumentar o trabalho colaborativo entre os docentes, fomentando a inovação.
  • Aumentar a participação de alunos com menos oportunidades em projetos de mobilidade europeia.

Participantes:

  • Alunos do 11.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos
  • Docentes

Atividades:

  • Mobilidade de grupo de alunos de curta duração, à Letónia
  • Frequência de cursos estruturados

Duração: 18 meses

Site: https://sites.google.com/ae-fafe.pt/ka122-sch-000133974/

 

Projeto “A nossa escola europeia ideal” N.º 2023-1-FR01-KA220-SCO-000167237

Objetivos gerais:

  • Numa abordagem inovadora inter-níveis, ensino básico e ensino secundário, o projecto propõe criar um continuum dos 6 aos 18 anos à escala dos três países mais diretamente envolvidos, França, Itália e Portugal.
  • Permitir à escola enfrentar os desafios ligados às mudanças que ocorrem no mundo de hoje.
  • O aluno tornar-se ator das suas próprias escolhas e capaz de desenvolver o seu próprio projeto de bem-estar, rumo a um bem-estar global.

Objetivos operacionais:

  • Conetar-se a si próprio;
  • Conetar-se aos outros;
  • Conetar-se ao ambiente.

Participantes:

  • Alunos dos ensino básico, desde o 1.º ciclo, e secundário.

Atividades:

  • Mobilidade 1: conetando-se a si próprio, em França
  • Mobilidade 2: conetando-se aos outros, na Itália
  • Mobilidade 3: conetando-se ao seu ambiente, em Portugal
  • Mobilidade 4: divulgação do projeto, em França

Duração: 24 meses

Site: https://sites.google.com/ae-fafe.pt/ka220-sco-000167237/

 

Projeto Contribuir para uma Europa de Todos - N.º 2022-1-PT01-KA122-SCH-000070716

Financed by the Erasmus + Program of the European Union

Este projeto, envolve a mobilidade de professores e alunos, para fins de aprendizagem individual. Pretende-se atingir os seguintes objetivos:

  • Aumentar o número de docentes e alunos em experiências europeias de aprendizagem;
  • Promover a inovação na prática pedagógica;
  • Promover a utilização das tecnologias digitais;
  • Conhecer práticas de gestão mais eficazes;
  • Contribuir para a consciencialização ambiental da comunidade escolar.

Os docentes envolvidos no projeto irão frequentar cursos estruturados relacionados com os objetivos apresentados. Os alunos irão realizar um conjunto de atividades, acordadas entre a escola de envio e as escolas de acolhimento.

Site: https://sites.google.com/ae-fafe.pt/erasmus-ka122/

 

KA101 – Projeto n.º 2019-1-PT01-KA101-060289 - Melhor Escola, Melhores Cidadãos”

Blogue: https://erasmus-ka1-aefafe.blogspot.com/

 

 

KA229 – Projeto n.º 2020-1-SE01-KA229-078003_3 - Summer 2050 - Getting there together

2020-1-SE01-KA229-078003

Financed by the Erasmus + Program of the European Union

O objetivo deste projeto Erasmus+, KA229, é a promoção da consciência da importância individual na ação climática ao mesmo tempo que se pretende aumentar a curiosidade e a motivação na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Tendo sempre em menta as prioridades ambientais, destaca-se a mais valia deste projeto: potenciar a cidadania, a educação e participação cívicas, as competências fundamentais para a preparação das novas gerações.

Os temas centrais a desenvolver são as alterações climáticas, a energia e os recursos, que servirão de base para o desenvolvimento das competências em cada aluno.

O trabalho colaborativo, o recurso à educação formal e não formal promovidas pelas atividades do Projeto traduzir-se-ão numa melhor compreensão, dos valores da União Europeia e dos princípios da unidade e da diversidade do contexto europeu não apenas dos alunos diretamente envolvidos no projeto mas de toda a comunidade educativa. Pretende-se que os alunos partilhem a sua experiência com os seus pares, com a família e demais elementos da comunidade.

Funded by the European Union