Logótipos

Pedido de Consulta da Prova - Procedimentos a adotar

1. Pedido de consulta de prova (pontos 49 e 50, norma 2)

• O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, disponibilizado nesta página e no site do Ministério da Educação, https://www.dge.mec.pt/modelos, deve ser descarregado, preenchido e enviado, através do email institucional do aluno para o email institucional do secretariado de exames Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ;
  • O requerimento é enviado, no próprio dia (ou dia útil seguinte) ao da publicação da respetiva classificação (segunda-feira, dia 2 de agosto);
  • Após o pedido, o aluno/Encarregado de Educação irá receber a cópia da prova (no prazo máximo de um dia útil), em suporte digital (formato PDF), sem custos;
  • Se desejar recebê-la em suporte papel terá que o solicitar expressamente, dirigir-se presencialmente aos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Fafe, pagar 6 euros por prova e posteriormente levantá-la também presencialmente.

2. Formalização do pedido de reapreciação da prova (ponto 51, Norma 2 e artigo n.º 42, Despacho Normativo)

• Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponibilizadoa nesta página e no site do Ministério da Educação, https://www.dge.mec.pt/modelos, sendo descarregados, preenchidos e enviados através do correio eletrónico institucional do aluno para o endereço do secretariado de exames Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para posteriormente serem impressos e assinados para apresentação na escola.
  • O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao envio da cópia através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
  • A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo depósito de 25 euros por prova.
  • O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.A alegação referida no n.º 2 deve indicar as razões que fundamentam o pedido de reapreciação, as quais apenas podem ser de natureza científica ou de juízo sobre a aplicação dos critérios de classificação ou existência de vício processual, não podendo, sob pena de indeferimento liminar do processo de reapreciação, conter elementos identificativos do aluno ou referências à sua situação escolar ou profissional, nestes se incluindo a menção a qualquer escola frequentada, ao número de disciplinas em falta para completar a sua escolaridade, às classificações obtidas nas várias disciplinas e à classificação necessária para a conclusão do ciclo de estudos. A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de itens sobre os quais o requerente apresenta alegações.
  • Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

Modelos JNE

Provas Finais e Exames Finais Nacionais:

• Modelo 09 - Requerimento para Consulta da Prova
  • Modelo 10 - Requerimento para Retificação das Cotações